Entrevista Prof. Hélder Leal

helderleal

A uma jornada do fim o Clube Vela de Tavira lidera a tabela classificativa isolado. Que balanço faz do trabalho realizado até agora?

A equipa Sénior do Vela de Tavira, lidera a classificação isolada com 4 pontos de avanço sobre os segundos classificados, quando atingimos o descanso de Inverno e nos preparamos para recarregar baterias, para fazer frente ao resto da época e a tantas batalhas que ainda nos falta travar para tentar atingir aquilo que nos propusemos. Até agora o trabalho efectuado tem sido excelente, pois é muito positivo quando se trabalha com um excelente grupo, muito unido e motivado, que não se esquiva a sacrifícios para tentar semana a semana estar o mais preparado possível para enfrentar os nossos adversários com sucesso.

O plantel do Vela de Tavira é um misto de juventude e experiência, até onde podem chegar estes jogadores?

Pensamos que esta época temos um plantel muito mais equilibrado, a mistura da irreverência da juventude com a experiência dos mais antigos dá uma qualidade especial a esta equipa. Com alguns ligeiros retoques pensamos que esta equipa pode chegar muito longe ou seja dentro de 2 ou 3 anos estar novamente entre os melhores do Andebol Nacional.

A entrada de Vladimir Bolotskikh é determinante nesta caminhada?

A vinda do Vladimir Bolotskikh, não surge como um acto isolado, mas sim como uma estratégia de um modelo de jogo previamente definido. Este jogador foi devidamente referenciado por nós, primeiro como pessoa e depois para ocupar um posto especifico de uma estratégia de jogo de equipa.

O Vela Tavira fez uma aposta forte para esta época. Na apresentação da equipa na pré-época tanto o presidente Eduardo Mendonça como o professor Hélder Leal puseram a subida como a meta a atingir. Ainda traça o mesmo objectivo decorridas 8 jornadas?

Mais do que nunca reforçamos esse objectivo, embora ainda faltem muitas jornadas, não só para acabar a 1ª Fase mas também para a Fase Final, mas o que é um facto é que estamos com 4 pontos de avanço dos 2º classificados e candeia que vai à frente ilumina sempre duas vezes.

Se terminasse agora, o Vela de Tavira iria disputar a 2ª Fase com o Loures, Benavente, SIR 1ºMaio, Ilhavo e Infesta. Além da subida, haja que é possível lutar pelo titulo de campeão nacional? Esse é um segundo objectivo?

Ainda é um pouco cedo para que estejam definidas as equipas que passam à fase seguinte, no entanto há equipas muito bem posicionadas, o Vela de Tavira lutará com todos os seus trunfos e com todas as suas forças para chegar o mais longe possível e alcançar o Titulo de Campeão Nacional que nos fugiu por uma unha negra há 20 anos atrás, seria a cereja no topo do bolo.

Falemos agora um pouco do clube. Depois de uns tempos menos bons, o Vela de Tavira perfila-se hoje em dia como uma referência do andebol algarvio quer na formação quer em seniores. Que mudou no clube nos últimos tempos?

O Vela de Tavira, atravessou há meia dúzia de anos atrás o período mais negro da sua história. Mas não queremos falar muito dessa situação. Tudo foi mudado no Clube, Filosofia, Estrutura, Organização e Mentalidade.

Olhando para o panorama actual, como vê o professor Hélder Leal o estado do andebol no Algarve?

Pensamos que está de boa saúde, embora tenhamos sempre a ideia que se pode melhorar muito, tanto em termos de quantidade como em quantidade.

Mais e melhor Andebol para o Algarve.

Houve um grande passo que foi dado no Andebol Português no último ano, que foi a devolução do Andebol às Associações Regionais, situação que nós vínhamos sensibilizando há vários anos. Com este passo penso que o Andebol Nacional e Regional vai progredir.

Obrigado do 6Zero ao Professor Hélder Leal pela sua disponibilidade.

0 Respostas to “Entrevista Prof. Hélder Leal”



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário




Contacto

Email 6zero@sapo.pt

Mais da Semama!

Seniores do Costa Doiro

Clubes Algarvios

AC Costa Doiro
AC Lacobrigense
CPSB Messines
CDC Albufeira
CD Olhanenses
CDE Gil Eanes
C Náutico Guadiana
C Vela Tavira
FC Ferreiras
Lagoa AC